GARANTIA
A satisfação de nossos clientes é a nossa prioridade.
Por isso nosso Pós-vendas está aqui para auxiliar nos processos de garantia dos produtos adquiridos por meio da Evolusom Comercial respeitando o Código Civil e a legislação brasileira sobre a rede autorizada, contato do fabricante e retorno do produto para sequência no atendimento.
Os produtos comercializados pela Evolusom Comercial têm sua garantia estipulada pelos fabricantes, desde que seu uso seja correto pelos prazos que constam nos manuais de garantia;
A garantia cobre apenas defeito de fabricação e nos reservamos a recusar a garantia ou cobrar despesas quando: os defeitos foram provocados por mau uso, negligência, queda, surtos de energia, rompimento do lacre de garantia, avaria de transportes, caixa rasgada, molhada, amassada, acidentes, danos físicos, reparos efetuados por assistência não autorizada etc.
Devolução de Produtos com Direito a crédito
Como funciona?
- É necessária prévia autorização da Evolusom antes do envio do produto;
- Apenas produtos autorizados podem ser despachados com frete a cobrar;
- Serão aceitos apenas os produtos que estejam em "estado de novo", ou seja, sem estar danificados e acompanhados dos respectivos acessórios, manuais e embalagens originais também em perfeito estado.
Procedimentos
O prazo para devolução definitiva de produto com direito a crédito é de 21 dias. A nota fiscal deve ser de natureza "Devolução de Compra para Comercialização" com o CFOP 5202 (para empresas com sede no Paraná) e 5411 para substituição tributária ou CFOP 6202 (para empresas com sede fora do Paraná) e 6411 para substituição tributária.
Observação: É indispensável que se destaque a base de cálculo do ICMS e o valor do ICMS, de acordo com a Nota Fiscal de Compra. Caso a empresa esteja cadastrada no Simples Nacional destacar a base de cálculo do ICMS e o valor do ICMS no campo "Dados Adicionais".
Após a emissão do documento de devolução, direcionar os arquivos para o e-mail de seu Consultor comercial, em PDF e XML, para validação e aguardar o aceite da garantia antes do despacho do produto.
Dúvidas: Entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou [email protected].
ASSISTÊNCIA TÉCNICA (REDE AUTORIZADA)
Você pode agilizar o processo de envio de forma mais rápida e menos onerosam seguindo essas etapas:
- Verifique qual é a empresa fabricante;
- Pesquise as assistências técnicas disponíveis mais próximas da sua localidade (informado no manual do produto e/ou site);
- Entre em contato com a assistência técnica para mais informações sobre remeter o produto para verificação, conserto ou troca.
Independente dessas etapas, a Evolusom está à disposição para te ajudar. Entre em contato caso necessite de apoio!
SOLICITAÇÃO DE RMA
A Evolusom possui um sistema completo para solicitações de RMA: muito mais intuitivo, prático e ágil.
Agora é possível acompanhar o status da sua solicitação em tempo real!
Procedimentos
Caso seja necessário acionar a garantia, a revenda deverá acessar abaixo o Sistema de RMA da Evolusom, fazer seu cadastro e realizar a abertura do RMA (Remessa de Mercadoria Autorizada). Para solicitação do RMA, informar os dados abaixo:
- CNPJ da revenda
- Descrição do produto
- Quantidade
- Número da nota fiscal de compra
- Número de série (se o produto possuir)
- Defeito detalhado
Após criar o Número do RMA, a revenda deverá gerar uma Nota Fiscal de natureza "Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo", cujo Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) é 5915 (para empresas com sede no Estado do Paraná) ou 6915 (para as empresas com sede fora do Estado do Paraná).
Deverá destacar na Nota Fiscal de Remessa para Conserto, o valor pago pelo produto (conforme nota fiscal de compra). Nessa operação não incide o destaque da base de cálculo do ICMS e o valor do ICMS.
O prazo para troca de produtos pode variar, pois dependerá exclusivamente da disponibilidade do fabricante ou fornecedor.
PERGUNTAS FREQUENTES
- Posso enviar o produto sem o Nº do RMA?
Orientamos que todos os produtos direcionados à garantia da Evolusom sejam identificados com o nº do RMA (Remessa de Mercadoria a Autorizada) para não haver recusa no recebimento. - O que as garantias dos fabricantes cobrem?
Apenas defeitos de fabricação do produto. Nos reservamos ao direito de recusar atendimento ou gerar orçamento em defeitos provocados por mau uso como:
. Negligência
. Queda
. Surtos de Energia e descarga elétricas
. Utilização inadequada
. Modificação de configurações originais de fábricas
. Avaria de transporte como rasgado, molhado, amassado, lacre rompido
. Acidentes ou danos físicos
. Reparos efetuados por assistências não autorizadas - Como devo embalar o produto para envio a garantia?
Os produtos devem ser bem embalados, colocados em uma caixa lacrada e identificado do lado externo com o Nº DO RMA. Com essa identificação conseguimos agilizar o seu processo. - Se o produto não for aprovado o RMA e aparecer o status "Garantia externa"?
Orientamos a direcionar o produto com defeito para a rede autorizada ou fabricante informado na mensagem do sistema de RMA ou nos manuais que acompanham o produto e sites dos fabricantes. O processo é mais rápido e geralmente o fabricante se responsabiliza pelo frete. - Preciso fazer uma devolução de compra. O que devo fazer?
Você pode falar diretamente com o seu consultor de vendas, que irá ajudá-lo com as orientações corretas - Posso enviar o produto sem nota fiscal ou declaração de compra?
Não podemos receber nenhum produto sem nota fiscal ou declaração exigidas por lei. Por isso mantenha-se informado com o seu contador. - Como funciona o frete?
Não nos responsabilizamos pelo frete por isso orientamos a procurar uma transportadora de preferência, ou envio pelos Correios PAC por ser uma modalidade mais econômica. Lembrando que muitos produtos têm atendimento pela rede autorizada ou envio direto ao fabricante, reduzindo os custos de frete. - Não estou conseguindo abrir ou acessar o sistema de RMA.
Você pode falar diretamente com o seu consultor de vendas, que irá ajudá-lo com as orientações corretas. - Quais são os status das solicitações de RMA da Evolusom?
O novo sistema de RMA tem 6 status para interagir com o cliente de forma rápida e fácil:
• Aguardando NFE: O RMA está aprovado e estamos aguardando o envio da Nota fiscal para sequência (não está autorizado o envio do produto a garantia)
• NFE Cancelada/Divergente: O documento fiscal precisa de correções conforme orientação da garantia (não está autorizado o envio do produto a garantia)
• NFE Aprovada: Nota fiscal ou declaração de acordo (Está AUTORIZADO o envio do documento e produto para a Evolusom)
• Recebido/Em análise: Recebemos seu produto na Evolusom e o mesmo está em análise em nosso departamento técnico
• RMA Liberado: O RMA está disponível para envio com o seu próximo pedido ou conforme solicitação
• RMA Finalizado: O RMA já foi encerrado com retorno do produto e nota fiscal. - Como posso acompanhar o meu RMA?
Você pode acompanhar no sistema de RMA (rma.evolusom.com.br) ou através do e-mail. Você só precisa manter o e-mail atualizado para receber nossas notificações de
mudanças de status. - Como faço para alterar o e-mail de notificação do RMA?
Acesse o portal, faça o login e acesse a aba "Minha Conta" para alterar o email de contato e finalize clicando no botão "Salvar".